Seringal Guapimirim

Seringal

Passeio – Ecologia – Cultura – Diversão

Visita a um seringal de cultivo, com demonstração prática do processo de extração do látex líquido, e seu beneficiamento, preparando a borracha natural para uso pelas indústrias de transformação, apresentando aos estudantes o CICLO ECONÔMICO DA BORRACHA NO BRASIL, seu esplendor e decadência, com motivos e causas.

Seringal 02

Programação / Roteiro

Recepção
Recepção dos visitantes no Centro Cultural Seringal Guapimirim, explanação sobre o ciclo da borracha, sua importância econômica e apresentação de um vídeo com o tema Borracha.

Caminhada
Caminhada ecológica ao seringal, acompanhado do Guia Seringueiro. Demonstração do processo de extração do látex líquido com sangria de algumas seringueiras.

demontração
Demonstração do processo de beneficiamento do látex líquido, transformando-o em folhas de borracha, produto final do seringal.

Retorno
Retorno à recepção e à critério do facilitador presente, debate sobre os temas abordados na visita.

Encerramento
Encerramento: tempo estimado da visita: 3 horas. Recomendação: vestir calças compridas e tênis.

Transporte em ônibus de turismo com 46 lugares, ar condicionado, toalete e serviço de bordo, ingressos no local com lanche, acompanhamento de guias e cortesia para professores acompanhantes. Agendamento para grupos com no mínimo 35 participantes.

« Voltar