Rio antigo: uma aula de história ao ar livre

Rio Antigo

Este passeio começa com um giro de 360º na Cinelândia, um dos marcos urbanísticos mais importantes do Rio de Janeiro. Um local que sofreu várias intervenções ao longo dos séculos e é palco principal das manifestações políticas do Brasil, a Cinelândia possui em seu entorno monumentos, prédios históricos, museus e o belíssimo Teatro Municipal, inspirado na Ópera de Paris.

Como o Rio de Janeiro foi a capital do Brasil por quase duzentos anos, continuamos o trajeto conhecendo construções históricas de 1600 a 2011, seus detalhes, curiosidades e importância para os cariocas e para o Brasil. Um acervo que vai desde o estilo colonial até construções com certificação LEED (design ambiental e energético). Um passado e um presente que compõem a poética urbana da Cidade Maravilhosa.

Caminhando por ruas antigas e estreitas, que serviam de passagem para a família real e onde escravos eram “depositados”, comercializados e, após sua alforria, montavam ali seus tabuleiros, chegaremos à Praça XV, cuja história se mistura com a própria história do Rio de Janeiro. De lá seguiremos por becos, construções, monumentos, museus e personagens de um dos cenários mais bucólicos da cidade, sob um olhar diferenciado, curioso e envolvente.

Ao final deste histórico passeio a pé, passado e presente se encontram. A Praça Mauá, que vive desde sempre os contrastes das mudanças da sociedade, hoje é o cenário de uma das intervenções urbanas mais abrangentes do país, com a implantação do Projeto Porto Maravilha que está transformando a Região Portuária, em um pólo de cultura e lazer.

Duração do passeio: 3 horas, roteiro com professor de história caracterizando cada construção de acordo com seu valor histórico-social.
Transporte em ônibus de turismo com 46 lugares, ar condicionado e toalete, acompanhamento de guias e cortesia para professores acompanhantes.

« Voltar