Parque Chico Mendes, visita guiada

Parque Chico Mendes

Situado em área de restinga, na planície arenosa da Baixada de Jacarepaguá, o Parque Chico Mendes foi criado com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno, local de ocorrência de espécies de fauna e flora consideradas raras e ameaçadas de extinção.

A área do Parque é de 40 hectares onde o visitante tem acesso a quase cinco quilometros de trilhas, espaço para lazer e educação ambiental. Através de agendamento, o Parque oferece visitas guiadas, cursos, palestras e oficinas de desenho e pintura.

O Parque possui um roteiro básico de visitação que é apresentado a grupos de estudantes onde conhecimentos sobre fauna e flora são expostos de maneira bastante simples e de fácil compreensão. Durante a visita guiada, normas de visitação e de conservação do Parque são abordadas para que os animais e as plantas sejam observados sem agressões, mostrando que a conservação do ambiente depende unicamente do comportamento do visitante.

O Parque Natural Municipal Chico Mendes está localizado na Avenida Jarbas de Carvalho, 679 no Pontal de Sernambetiba em Jacarepaguá. As visitas guiadas são agendadas de 3a à 5a feira em dois horários: 10 e 14 horas e tem duração de 2 horas.

Parque Chico Mendes - Jacaré
O Parque Chico Mendes cumprindo seu papel educativo apresenta durante a visita, alguns animais: jabutis, jibóias, cágados de água doce e jacarés. Estes animais procedentes de cativeiro estão no Parque somente para que o visitante possa ver de perto estes animais de modo a conhece-los melhor. Este contato é muito importante para que o visitante fique sensível quanto à necessidade de proteger os animais que ainda vivem na natureza.

Parque Chico Mendes - Tucano
O Parque Chico Mendes é rico em avifauna possuindo cerca de 120 espécies já observadas. Galinhas d’água, Frango d’água, Jaçanã ou Cafezinho, Sabiás, Tiê-Sangue, Rolinha-da-Restinga e uma outra infinidade de passarinhos podem ser vistos e/ou ouvidos em uma visita ao Parque.

Parque Chico Mendes - Lago
A Restinga é um ambiente característico de Mata Atlântica. A luz solar é um fator sempre presente fazendo com que a temperatura seja sempre elevada. Em resumo, as restingas são ambientes de muita luz, muita areia e pouca água.. Estas características facilitam a presença dos répteis mas dificulta a presença dos mamíferos.

« Voltar