Museu Imperial de Petrópolis (visita guiada)

Museu Imperial de Petrópolis

Projeto “Petrópolis”

Público-alvo: Alunos do 4° ao 7° ano do ensino fundamental.

Objetivo: Despertar o interesse de alunos do ensino fundamental de Petrópolis pela estrada de ferro que ligou o Rio de Janeiro a Petrópolis durante 81 anos, promovendo o reconhecimento da importância histórica desta estrada para o município e contribuindo para a sua valorização e para o incentivo ao projeto de sua reativação, sob uma perspectiva crítica e reflexiva.

Projeto “Dom Ratão”

Público-alvo: Da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.

Objetivo: Introduzir as crianças no ambiente do museu, através de uma experiência motivadora e preparatória à visita: o teatro de fantoches.

Um Verão no Palácio Imperial

Público-alvo: Alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.

Objetivo: Apresentar ao público infantil personagens da família imperial e algumas de suas atividades no Palácio Imperial durante os verões na cidade de Petrópolis.

Caixa das Descobertas

Caneta

Público-alvo: Alunos do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental.

Objetivo: Estimular a descoberta, a exploração e a experimentação de instrumentos de escrita desde a sua origem até os dias atuais.

Chapéu

Público-alvo: Alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Objetivo: Estimular a descoberta, a exploração e a experimentação de chapéus femininos e masculinos desde a sua origem até os dias atuais.

Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Objetivo: Instigar a percepção, a análise e a comparação dos objetos expostos, levando à compreensão dos aspectos sociais, políticos, econômicos,
históricos e tecnológicos da sociedade brasileira no século XIX.

É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a
próxima escola agendada.

« Voltar