Museu da Energia Light

Museu da Energia Light

Um espaço interativo para aprender e se divertir

O Museu Light da Energia apóia a formação escolar e contribui para o entendimento sobre o sistema elétrico e sua relação com o nosso dia a dia. São experimentos variados, jogos eletrônicos, painéis multimídia e artefatos históricos, distribuídos em uma praça e área coberta somando 2.400 m².

Sustentabilidade e preservação dos valiosos recursos naturais também são temas abordados no Museu Light da Energia. Os experimentos estimulam mudanças de atitude no consumidor de energia elétrica para que ele possa entender a necessidade de se combater os desperdícios e as ligações clandestinas, que tanto prejudicam nossa sociedade.

A Light é o lugar natural para abrigar o Museu. Em atividade no Rio de Janeiro há mais de um século, a empresa foi pioneira na implantação da energia elétrica e outros serviços essenciais no Brasil.

Experimentos

Praça Das Energias

Local para reflexão e experimentação sobre diferentes formas de energia (mecânica, cinética, luminosa…).

Eletromagnetismo

Explica a origem da carga elétrica, o magnetismo, a eletricidade e a indução eletromagnética.

Geração, Transmissão E Distribuição

Detalha as etapas do processo de geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, até chegar ao consumidor final.

Uso Da Energia Elétrica

O foco desse módulo é mostrar os diversos usos da energia elétrica e o conforto que ela proporciona, enfatizando o uso sustentável.

Energia E Meio Ambiente

Enfatiza as fontes alternativas de geração de energia elétrica, os perigos na intervenção na rede e as responsabilidades do consumidor.

A visita guiada conta com um monitor que acompanha cada grupo de 15 alunos. Além de orientar o público sobre a exposição, ele estimula a interação sobre cada tema abordado.

Nas visitas todos os estudantes devem estar devidamente uniformizados e deve haver um adulto para cada grupo de 15 estudantes. Ele será responsável pelo comportamento do grupo durante a visita.

Os acompanhantes devem permanecer próximos aos alunos durante toda a visita, ajudando o monitor a mantê-los agrupados, atentos e participativos.
Lembramos que é fundamental a pontualidade para o bom aproveitamento da visita e que não oferecemos lanches. Lembramos também que a visita conta com a exibição de uma peça teatral, mas a mesma é exibida de acordo com a disponibilidade do auditório.

O cancelamento de visitas deve ser feito com antecedência mínima de 7 dias, caso contrário a escola não poderá agendar no mesmo ano.

O agendamento das visitas de grupos deve ser feito com antecedência mínima de 15 dias.

Horários disponíveis: 09.00 às 12.00 ou 13.00 às 16.00 horas

Transporte em ônibus de turismo com ar condicionado, acompanhamento de guias e cortesia para professores acompanhantes. Agendamento para grupos com no mínimo 30 participantes.

« Voltar