Museu Casa do Pontal – Visitas teatralizadas

museu_casa_do_pontal

Crianças e jovens, da educação infantil ao ensino médio, são recebidos no Museu Casa do Pontal por arte-educadores que os convidam a uma viagem cultural, utilizando linguagens como a música, o teatro de bonecos, o cordel, a “contação” de histórias, desafios, trovas e versos. Os roteiros são adaptados às diferentes faixas etárias e alguns temas podem ser priorizados durante a visita, de acordo com a intenção de abordagem da instituição.

As visitas teatralizadas foram criadas tendo como pressupostos o conteúdo e a abrangência temática do acervo em exposição permanente, que permitem fazer pontes com a história, a arte, o folclore e a cultura brasileira. Durante a visita, os participantes são estimulados a refletir sobre a diversidade cultural brasileira, as relações entre o mundo do campo e o das grandes cidades, os processos migratórios, as práticas culturais e sociais e, ainda, sobre questões mais próprias aos campos das artes plásticas, dos processos criativos e das memórias afetivas.

Na primeira visita realizada ao Museu Casa do Pontal, cada instituição recebe um conjunto de materiais educativos “O que você vai levar?”, voltado para o desenvolvimento de atividades complementares na escola. Para isso, é necessário que o responsável pelo grupo leve uma carta em papel timbrado, confirmando a doação do material no dia da visita ao Museu Casa do Pontal. Será doado somente um conjunto para cada instituição, independentemente da quantidade de visitas agendadas ao Museu Casa do Pontal.

Quem visita o museu
Sempre leva alguma coisa para si
Alguma coisa de seu
Para com os seus dividir.
O que você vai levar
Da nossa brasileira arte popular?

Versos do arte educador Chico Lá

Os temas apresentados ao longo da visita teatralizada educacional ao acervo do Museu Casa do Pontal possibilitam inúmeras abordagens e atividades em sala de aula. A partir das experiências acumuladas compartilhadas, em 2010 o Museu Casa do Pontal lançou o conjunto de materiais educativos O que você vai levar?, com financiamento da linha de Formação para as Artes do Programa Petrobras Cultural. O conjunto tem formato de uma caixa de surpresas, composta por um livro de atividades, um livro de conteúdo, vários cartazes e cinco livretos manuseáveis, totalizando 40 cartelas fotográficas. Trata-se de uma proposta multidisciplinar que estimula as capacidades de observar, analisar, interpretar, contextualizar e atribuir significados às obras de arte. O conjunto é oferecido gratuitamente às escolas como possibilidade de preparação e desdobramento das atividades vivenciadas no Museu. Embora as atividades tenham sido pensadas para atender a faixa etária de quatro a 12 anos, elas podem ser aplicadas. com algumas variações ao público jovem.

Funcionamento das 9h30 às 17h. As visitas tem duração de 1h30.
Localização: Recreio dos Bandeirantes

Transporte em ônibus de turismo com 46 lugares, ar condicionado e toalete, ingressos no local, acompanhamento de guias e cortesia para professores acompanhantes. Agendamento para grupos com no mínimo 35 participantes.

« Voltar