Embrapa & Escola

embrapa

O Programa Embrapa & Escola envolve ações educativas que visam oferecer orientação a estudantes sobre a importância da Ciência & Tecnologia para a qualidade de vida do cidadão brasileiro. O Programa foi criado em outubro de 1997 pela Assessoria de Comunicação Social da Embrapa. Adotado nas Unidades da Empresa, conta com a participação voluntária dos empregados e já beneficiou cerca de 1 mil e 600 estudantes.

Objetivos

Visitas à Embrapa

São visitas agendadas de escolas à Embrapa, que visam promover a inserção da ciência como elemento vivo no cotidiano dos alunos. A programação que pode variar conforme a faixa etária dos alunos.

No centro de pesquisa, o programa é desenvolvido em três espaços, sendo que um deles é a Fazendinha Agroecológica, onde as crianças conhecem aspectos da produção orgânica de alimentos visitando estações como horta, galinheiro e minhocário. Em 2012, o programa ganhou dois novos roteiros com conteúdo sobre laboratórios outro com temática sobre gestão ambiental.

Dentro de uma estratégia dirigida para os estudantes, além de discorrer sobre as novas pesquisas desenvolvidas, o programa trabalha informações sobre hábitos saudáveis de alimentação, higiene e preservação ambiental.

A visita escolar é agendada para as 5as feiras, das 8 às 10h ou das 13.30 às 15.30 horas, para grupos de no máximo 30 alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Os alunos devem levar seus próprios lanches.

Para agendamento, a escola deve providenciar um ofício em papel timbrado com as seguintes informações:
a)qual é a importância do programa Embrapa & Escola como complemento do projeto político pedagógico da escola? como e em que áreas estes conhecimentos poderão contribuir?
b)Informações sobre o grupo de alunos: faixa etária (mínimo 6º ano), escolaridade e número de participantes
c)data e horário de preferência para realização da visita

A Embrapa Agroindústria fica localizada em Seropédica.

Inclui transporte em ônibus de turismo com 46 lugares, ar condicionado, toalete e água mineral a bordo, acompanhamento de monitores da empresa e cortesia para professores acompanhantes.

« Voltar