Casa da Descoberta UFF (visita guiada)

Descoberta UFF

Criada em 1999, a Casa da Descoberta é o Centro de Divulgação de Ciência da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Este projeto é especialmente destinado à socialização do conhecimento científico e tem como objetivo principal tornar público como é possível aprender ciência de forma ativa e divertida, fora de uma sala de aula, por meio do contato direto com experimentos lúdicos, relacionados aos fenômenos comuns à vida diária.

As visitas são guiadas por monitores (alunos da UFF e do segundo grau de escolas públicas) especialmente treinados para guiar os visitantes pelos diversos equipamentos, sem utilizar jargões científicos. A casa recebe público de qualquer idade e escolaridade, desde crianças do pré-escolar até alunos da própria UFF.

Os Centros de Divulgação de Ciência são uma necessidade no mundo atual, já que novas teorias científicas e os avanços tecnológicos decorrentes das mesmas são introduzidos rapidamente para toda a população pela mídia, como clonagem, alimentos transgênicos, supercondutividade, poluição ambiental e utilização da energia solar. A Casa da Descoberta visa também despertar vocações na área científica entre os jovens visitantes.

Com uma área de 250m², a Casa da Descoberta funciona no Bairro da Boa Viagem (Niterói), no segundo andar do prédio do Instituto de Física. As instalações são em local agradável e de fácil acesso, possuindo estacionamento para carros e ônibus escolares.

São mais de trinta experimentos interativos na Casa da Descoberta da UFF disponíveis para os visitantes interagirem e serem orientados por monitores e professores. Os experimentos de maior sucesso junto ao público visitante são:

Além destes experimentos de Física, o centro de divulgação da ciência da UFF conta com uma Bancada de Química, onde um conjunto de mais de dez experimentos são realizados. Destaques para o sangue do diabo, vulcão , reação endotérmica, reação policromática e a propulsão química.

Funcionamento: diariamente pela manhã (de 9 às 12 horas) e à tarde (das 14 às 17 horas) e nas sextas-feiras somente pela manhã. As visitas em grupos devem ser agendadas.
Mínimo de 30 e máximo de 60 participantes por visita.

A Casa da Descoberta fica no Anfiteatro do Instituto de Geociências, localizado na Avenida Litorânea, s/nº – Boa Viagem – Niterói – RJ.

Clique aqui para assistir ao vídeo institucional

« Voltar