Ilha Grande – Angra dos Reis – RJ

Ilha Grande- RJ

O Projeto em Angra foi criado com o objetivo de proporcionar uma grande interatividade entre os alunos e o meio ambiente, através do contato direto com a natureza, para que o aprendizado seja divertido e prático. Nossa equipe é formada por biólogos, historiadores, mergulhadores, guias locais, monitores e marinheiros, treinados e capacitados a acompanhar, ensinar e orientar os alunos durante suas atividades e visitas a Angra dos Reis.

A Baía da Ilha Grande

A cidade de Angra dos Reis está localizada no litoral sul fluminense, ao pé da Serra da Bocaina e é a principal cidade da Baía da Ilha Grande, de onde ainda fazem parte as cidades de Paraty e Mangaratiba. Esse verdadeiro paraíso ecológico possui 365 ilhas, mais de 1.000 praias, além de inúmeras piscinas naturais com águas cristalinas chegando a 20 metros de visibilidade, cachoeiras, rios e toda a beleza da mata atlântica, além de 507 anos de história. A região foi considerada um dos lugares mais belos do planeta. Por ser uma baía muito abrigada e protegia de ventos, navegar por aqui é muito seguro e gostoso, já que não há ondas, correntezas ou ventos fortes. O mar da Baía da Ilha Grande é um verdadeiro berçário para milhares de espécies marinhas. Encontramos com facilidade peixes, estrelas do mar, mexilhões, corais, esponjas, ouriços, tartarugas, dentre outros animas.

Com a mata atlântica preservada é possível o estudo de espécies quase em extinção e observação de fauna e flora típicos desse ecossistema. A parte histórica de Angra também é muito rica, com episódios extermínio de índios, pirataria, comércio de escravos, fazendas de café e cana de açúcar, pesca, presídios políticos, leprosário, etc. Algumas de suas construções, remetem tudo, os naufrágios completam o mistério e fascínio do mar de Angra. Existe e embarcações de grande porte como petroleiros e plataformas de petróleo no estaleiro naval.

Atividades Propostas

Orientação para mergulho livre

Os alunos serão orientados por profissional de mergulho, para que consigam praticar a atividade com calma e segurança, aproveitando melhor as aulas de biologia marinha.
É feita uma rápida orientação teórica, com apresentação de slides e demonstração de equipamentos de mergulho. Em seguida, os alunos praticam vários exercícios práticos em uma praia, com máscara e flutuador (espaguetes), sempre com acompanhamento de profissionais especializados. O objetivo é que consigam sentir a segurança da atividade se sentir a vontade na água, praticando o mergulho livre. As atividades são desenvolvidas até que todos estejam seguros e confiantes.

Palestra – Ambiente e seres marinhos

Realizada por biólogo local, com ampla experiência em ambiente e seres marinhos. Os alunos aprendem sobre os tipos de litoral, a importância dos manguezais, espécies nativas e exóticas, marés, temperatura da água, impactos causados pelo homem, curiosidades e a harmonia do ambiente marinho num geral.

Mergulho livre para estudo do ambiente marinho

Acompanhados por mergulhadores e biólogos, os alunos são divididos em pequenas turmas para a prática do tão esperado mergulho livre. Durante a atividade, serão orientados pelos biólogos e poderão visualizar diversas espécies de seres marinhos, podendo até tocar em alguns animais. Devido à transparência e calma das águas da Baía da Ilha Grande, essa é a atividade preferida dos alunos, podendo ser repetida diversas vezes, em locais diferentes, de acordo com a disponibilidade de tempo da escola visitante.

Palestra sobre maricultura e visita a Fazendas Marinhas

Em parceria com o Projeto POMAR, oferecemos uma palestra completa sobre a atividade da maricultura, realizada por biólogos que trabalham no Instituto. Os alunos aprendem mais sobre o molusco criado em fazendas marinhas da região, o Coquille Saint Jacque, e Algas Marinhas exóticas trazidas das Filipinas, e a importância dessa atividade para os pescadores locais.

Acompanhados por biólogos especialistas, os alunos visitarão uma Fazenda Marinha de cultivo de Coquille Saint Jacque a Algas. Poderão praticar mergulho livre para visualizarem a estrutura das fazendas submersas, e se impressionarem com os animais vivos, de diversos tamanhos, que são retirados das gaiolas e levados a bordo da escuna para que possam conhecê-los, tocá-los e estudá-los ainda mais.

Visita ao mangue

Os alunos serão levados a um dos mangues mais preservados da região, na Ilha Grande. O objetivo é que tenham plena consciência sobre a fundamental importância dos manguezais para a vida marinha e equilíbrio ecológico. Terão contato com vegetação e animais típicos desse ecossistema. A diversão também está garantida!

Trilhas na Mata Atlântica

Há diversas opções de trilhas e caminhadas pela mata atlântica na região. As trilhas são sempre acompanhadas por guias especializados e biólogos que abordarão diversos tópicos como diversidade de espécies de plantas e animais, impactos ambientais e preservação, por exemplo.

Visita a lugares históricos

Muitas das trilhas ecológicas nos levam a lugares históricos na Baía da Ilha Grande. Todos os passeios são acompanhados por guia especializado.
De acordo com o conteúdo que está sendo estudado em sala de aula, elaboramos um roteiro com visitas a locais como vilas onde haviam fazendas de café, as ruínas do Lazareto (hospital construído para abrigar imigrantes em quarentena, e posteriormente transformado no primeiro presídio da Ilha Grande), o Aqueduto (construído por D. Pedro II para levar água ao Lazareto), Igrejas, Ruínas do presídio, antigas fábricas de sardinha, dentre outros locais importantes para a história da região e do Brasil.

Palestra sobre a história da região

A palestra é realizada na pousada, por guia especializado na região. Aborda todos os momentos da história da Baía da Ilha Grande, desde os indígenas que habitavam a região, até os dias atuais, passando por episódios de pirataria, império, fazendas de cana de açúcar, engenhos, fazendas de café, imigração, leprosário, presídios, indústria pesqueira, naufrágios, turismo e atualidades.

Os tópicos poderão ser mais explorados de acordo com o tema que está sendo estudado em sala de aula. Proporcionamos ainda contato com moradores locais, que além da história, ensinam e contam um pouco de suas experiências de vida, suas culturas e costumes.

Visita a Usina Nuclear

Os alunos serão recebidos no Centro de Informações da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, onde poderão ver slides, maquetes, gráficos e desenhos que explicam o funcionamento de uma usina nuclear, além de assistirem a um vídeo sobre as usinas de Angra dos Reis. A visita consiste em palestra no Centro de Informações, visita ao Laboratório de Monitoração Ambiental e Simulador de Angra 2.
* Sujeito a disponibilidade na Usina.

Mergulho autônomo

Essa com certeza é a atividade preferida dos alunos, pois poderão estar bem próximos aos animais marinhos, e ter uma experiência única e fascinante!
As aulas teóricas e práticas são realizadas com instrutores, na cidade onde os alunos estudam em escolas de mergulho conveniadas. Todos os equipamentos são fornecidos aos alunos, e o dia e horário são definidos em conjunto com alunos e professores.

Os alunos passarão por uma entrevista com os instrutores, para que possamos identificar ou não alguma restrição para a prática da atividade.

Os mergulhos no mar tem duração média de 40 minutos, numa profundidade máxima de 10 metros, e são feitos individualmente com acompanhamento direto de um Instrutor de Mergulho. Todos os equipamentos necessários são fornecidos, além de lanche após o mergulho.

Passeio de escuna

Com certeza essa é a melhor opção de lazer em Angra dos Reis. Os alunos passarão o dia conhecendo praias, piscinas naturais e ilhas da região, com acompanhamento de guia local. O roteiro é definido de acordo com as condições do tempo e disponibilidade do grupo. A diversão é sempre garantida!!

Hospedagem

A Pousada Gipóia está localizada a beira-mar na Praia das Flechas, na Ilha da Gipóia, a segunda maior ilha da Baía da Ilha Grande. Estamos num ambiente rústico, permitindo que o turista esteja em contato direto com a natureza, cercado pela mata atlântica preservada, animais nativos, um mar de águas cristalinas e calmas com rica vida marinha propiciando mergulhos inesquecíveis.

Oferecemos conforto e comodidade, além de estrutura para refeições e atividades noturnas. Possui uma ótima estrutura com cais e deck privativos, embarcação própria, bar e restaurante com videokê, jardim, suítes e chalés completos e de frente para o mar.

« Voltar